23 Jul 2024

António Palavra e Luís Vieira fazem história por Portugal

LER ARTIGO

António Palavra e Luís Vieira fizeram história por Portugal ao se tornarem os primeiros portugueses a se qualificar e a terminaram a prova Yukon 1000. Conhecida como a mais longa e dura prova de canoagem do Mundo, que segue o Rio Yukon entre o Canadá e o Alaska, os dois atletas portugueses tiveram uma performance exemplar, terminando a prova de 1000 milhas (1600 KM) em 6 dias, 10 horas e 50 minutos.

“Sempre dissemos que viríamos ao Yukon 1000 para competir. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para nos prepararmos para uma prova que não conhecíamos e acima de tudo com características novas para nós, como a ausência total de suporte externo. Entre muitos momentos desafiantes da prova realçamos a dificuldade de remar nos últimos 2 dias, mais de 20 horas com vento forte e constante de frente, na famosa zona dos “flats” onde o rio se espalha por canais que chegam a ter mais de 1500 metros de largura. Em cada canal! Demos tudo. Deixámos lá tudo.”

António, de 52 anos, e Luís, de 51, conseguiram completar as 1000 milhas, sem qualquer apoio do exterior, num local completamente inóspito, em que apenas as outras equipas, a natureza e os animais selvagens lhes fizeram companhia. As duplas tinham de respeitar 6 horas por dia de descanso, caso contrário seriam desclassificados.