José Sousa no caminho para Paris 2024

LER ARTIGO

O Herói Betano José Sousa, de 33 anos, tem como meta alcançar o tempo mínimo e qualificar-se para a prova da Maratona nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

José Sousa participou na Maratona de Sevilha, no passado dia 18 de Fevereiro – uma das provas oficiais em que é possível alcançar a marca – e fechou os pouco mais de 42 quilómetros em 2 horas, 29 minutos e 55 segundos. Um tempo que ficou longe da sua melhor marca – 2 horas, 18 minutos e 34 segundos -, alcançada em 2022 na Maratona do Porto, prova em que foi sexto classificado e, também, o melhor português. Mas tendo atravessado um período adoentado no início do ano, José Sousa encarou a prova de Sevilha como mais um treino para alcançar a marca que tanto deseja.

Maratona de Sevilha, 2023

Para José Sousa, o sonho é arrojado, mas exequível, e apesar de a marca necessária ser muito exigente, o atleta acredita que a dedicação e os treinos intensos que tem realizado podem levá-lo a Paris no próximo ano.

O atleta amador, apoiado pelo programa Heróis Betano, vai agora participar na Maratona de Copenhaga, em Maio, com o objectivo de retirar 3 minutos ao seu melhor tempo, e, depois, em Setembro, quer estar em Berlim e tentar retirar outros três minutos, garantindo assim, aos poucos, o acesso à linha de partida dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

José Sousa, usa as pernas como meio de transporte diário para o trabalho e é assim que garante ter tempo para treinar e sonhar com uma participação no maior palco mundial do desporto. Por esse motivo, não se estranha que o atleta da Tocha seja um exemplo de superação e resiliência para muitos, tendo ficado diversas vezes entre os melhores europeus – e como melhor português à frente inclusive de atletas profissionais – em importantes provas desta distância.